Escolha uma Página

Nos dias de hoje, montar um home studio está mais fácil do que nunca, mas isso não significa que você pode usar qualquer hardware. Embora dizer que a escolha de um microfone bom é fundamental, isso não vai fazer diferença em seu home studio sem uma interface de áudio ou mesa para ligá-lo. Então, fique comigo ao decorrer deste post e saiba qual é a melhor opção: gravar com mesa ou direto na interface?

 

Interface de áudio

Atualmente, existem interfaces de áudio de todas as formas e tamanhos que se conectam ao seu computador via USB ou FireWire. Elas também têm pré-amplificadores de microfone.

Muito parecido com a escolha de um microfone, a melhor interface para seu home studio vai depender do tipo de gravação que você quer fazer. Por exemplo, você quer gravar com apenas um ou dois microfones (você na guitarra e seu amigo no vocal)? Então, tudo o que você vai precisar é de uma interface de duas entradas. Agora, se você quer gravar uma sessão com sua banda, provavelmente vai precisar de quatro ou mais canais de entrada.

 

Mesa

Se você está procurando manter mais o controle sobre o que é enviado para o seu computador, uma mesa pode ser mais indicada, já que muitas delas já vêm com interfaces de áudio USB ou FireWire internas. Uma mesa tem equalizadores e faders de volume para cada canal de entrada individual, dando-lhe o máximo de controle sobre todos os sons que se passam em seu computador. Você também terá muitos efeitos, como reverb, delay, chorus e outros que você pode aplicar a faixas individuais.

Outro benefício de uma mesa é sua utilidade durante performances ao vivo. Mesas são ideais para a montagem de vários instrumentos tocados simultaneamente em uma mistura coerente. Por exemplo, se a guitarra da sua banda está abafando seus vocais, use a mesa para ajustar e equilibrar as faixas de som.

 

Mesas vs. Interfaces

Mesas, geralmente, ocupam uma quantidade considerável de espaço, enquanto que muitas interfaces de áudio são pequenas e fáceis de carregar. Além disso, você pode até não precisar de alguns dos recursos incluídos na maioria das mesas, pois existem muitos softwares disponíveis gratuitamente na internet que dão conta do recado.

E outra coisa: Se você já possui uma mesa, mas ela não tem uma interface USB ou FireWire embutida, não há outra maneira fácil de conectá-la ao computador.

Algumas interfaces USB, como a Behringer U Control UCA202 carecem de XLR e entrada para microfones.

 

Conclusão

Enfim, essa foi a nossa aula de hoje. Espero que você tenha gostado e que todas as suas dúvidas foram totalmente esclarecidas. E lembre-se: gravar com a mesa ou direto na interface vai depender do que você quer gravar e como vai gravar. E se ainda restou dúvidas, deixe seu comentário logo abaixo que estarei respondendo suas dúvidas.

E se você está começando agora, quer aprender mais e finalmente montar seu home studio, eu tenho uma oportunidade especial para você. Você pode começar o Curso Home Studio Express, aprender com nosso material de qualidade e ainda investir pouco (apenas sete reais). Então, se você quer saber sobre o Curso Home Studio Express, basta acessar a página inicial do curso clicando aqui.

Tem dúvidas? Gostaria de acrescentar algo ao artigo? Deixe seu comentário!

 

Compartilhe!